Informações da página

Você está em: Página Inicial > Estágio - Orientações

Início do conteúdo

Orientações

A) ORIENTAÇÃO PARA ESTAGIAR
 
Para que o aluno possa estagiar na empresa, devem ser realizados os seguintes procedimentos:
1)A empresa onde será realizado o estágio deve ser conveniada a alguma agência de estágio (ex: CIEE, IEL, PROE, ABRE, UNIGAPE ,etc), ou então celebrar convênio de concessão de estágio com o IFPE Campus Ipojuca (ver procedimento no item B).
2)Encaminhar 3 vias do Termo de Compromisso de Estágio (baixe aqui o modelo (DOC n° 3));
3)Encaminhar o Plano de Estágio (baixe aqui o modelo (DOC n° 6));
4)Encaminhar cópia da apólice de seguro contra acidentes pessoais. No caso de empresa conveniada a uma agenciadora de estágio não é necessário anexar a cópia da apólice.
PRAZO PARA TRAMITAÇÃO DO PROCESSO: 5 DIAS ÚTEIS
 
Ao iniciar o estágio, o aluno deverá procurar o professor supervisor de estágio do seu curso, para que o mesmo possa definir um professor orientador do estágio.
 
B) PROCEDIMENTOS PARA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO DE CONCESSÃO DE ESTÁGIO COM O IFPE CAMPUS IPOJUCA
 
Para que as empresas possam celebrar o convênio de concessão de estágio com o IFPE, devem realizar os procedimentos abaixo:
1) Encaminhar ao Diretor Geral do Campus Ipojuca, ENIO CAMILO DE LIMA, uma carta (baixe aqui o modelo (DOC n° 2)), solicitando firmar Convênio de Concessão de Estágio de estudantes, indicando as áreas de interesse e quais as intenções da empresa com o convênio. Informar nesta carta se irá adotar o nosso Termo de Compromisso de Estágio.
2) Preencher o formulário Cadastro de Instituições para Convênio (baixe aqui o modelo (DOC n°4)).
3) Entregar cópia do Estatuto ou Contrato Social autenticado.
4) Preencher a minuta do convênio de estágio (baixe aqui o modelo (DOC n° 5)) em duas vias. O representante da empresa devidamente credenciado no contrato social rubricará as páginas de 1 a 5 da minuta, assinando e registrando os seus dados logo abaixo da área reservada ao Diretor Geral do IFPE, na página 6. No caso de procurador, anexar a procuração à documentação. Um empregado da Empresa assinará como testemunha indicando o seu CPF. A empresa deverá carimbar o documento. Não datar a última página da minuta.
5) Apresentar a documentação no IFPE Campus Ipojuca, que fará a conferência e dará entrada ao processo.
PRAZO PARA TRAMITAÇÃO DO PROCESSO: 15 DIAS ÚTEIS
 
C) ORIENTAÇÃO PARA ENTREGAR O RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
 
É importante que o estudante prepare o relatório durante a realização do estágio e que solicite ao professor orientador o acompanhamento e correção relatório durante esse período.
 
O aluno tem o prazo máximo de 6 (seis) meses, a contar do término do estágio, para apresentar o Relatório de Estágio,  conforme a Organização Didática.
 Para dar entrada no processo de entrega do Relatório de Estágio, o aluno deve apresentar a seguinte documentação:
1) Ficha de Avaliação do Relatório de Estágio, devidamente preenchida e aprovada pelo supervisor de estágio da empresa e do IFPE (baixe aqui o modelo (DOC n° 7));
2) Declaração da empresa, em papel timbrado, informando o período de duração do estágio e a carga horária total realizada;
3) Relatório de Estágio (baixe aqui o modelo de relatório)
Obs: Caso o aluno já tenha realizado o mínimo 420 horas de estágio curricular, o mesmo poderá dar entrada no processo de entrega do relatório de estágio, desde que encerre o estágio curricular. Para isso, deve apresentar ao IFPE o Termo de Encerramento do estágio curricular. 
Para Termo de Compromisso de Estágio realizado via agenciadora de estágio (CIEE. IEL, etc.) procure a agenciadora.
 Para Termo de Compromisso de Estágio no modelo do IFPE: baixe aqui o modelo do Termo de Encerramento do Estágio (DOC n° 10)).
PRAZO PARA TRAMITAÇÃO DO PROCESSO: 15 DIAS ÚTEIS
(CONTADOS A PARTIR DA DATA DE ENTREGA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO PREVIAMENTE CORRIGIDO E APROVADO PELOS SUPERVISORES DE ESTÁGIO DA EMPRESA E DO IFPE).
 
 
D) ORIENTAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DE ESTÁGIO
 
O aluno que trabalha em área correlata ao seu curso do IFPE pode dar entrada no processo de validação de estágio. Para isso ele deve apresentar os seguintes documentos:
1) Apresentar o formulário devidamente preenchido de solicitação de Validação de Estágio (baixe aqui o modelo (DOC n° 9));
2) Apresentar original e cópia da Carteira de Trabalho;
3) Apresentar uma declaração da empresa em papel timbrado informando o cargo ocupado pelo funcionário, atividades desempenhadas pelo mesmo. Informar data de início da atividade e a carga horária exercida semanalmente. O documento deve ser datado e assinado pelo chefe imediato, com carimbo da empresa ((baixe aqui o modelo (DOC n° 12)).
PRAZO PARA TRAMITAÇÃO DO PROCESSO: 10 DIAS ÚTEIS
 
O aluno tem o prazo máximo de 6 (seis) meses, a contar da data de concessão da validação do estágio, para apresentar o Relatório de Emprego.
Assim que o aluno obtiver a validação de estágio, deverá procurar o professor supervisor de estágio do seu curso, para que o mesmo possa definir um professor orientador.
 Para dar entrada no processo de Avaliação do Relatório de Emprego, o aluno deve apresentar a seguinte documentação:
1) Ficha de Avaliação do Relatório de Emprego devidamente preenchida e aprovada pelo supervisor do aluno na empresa (baixe aqui o modelo (DOC n° 11));
2) Relatório de Emprego(baixe aqui o modelo de relatório)
PRAZO PARA TRAMITAÇÃO DO PROCESSO: 15 DIAS ÚTEIS
 

 

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Informações para contato

PE 60, km 14 - CALIFORNIA - IPOJUCA - PE - CEP 55590-000 - Telefone / Fax: (81)3311-2513